domingo, 17 de maio de 2015

INCLUSÃO ESCOLAR!
Vivenciar a era da inclusão é presenciar a confusão de entendimentos a respeito do assunto “deficiência”, é perceber distinções de práticas educativas em função dela, é sentir o medo, a estranheza e até hostilidade em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais, e tudo isso se deve ao fator “ignorância”. A falta de conhecimento sobre o assunto é a causa maior das barreiras atitudinais, conceituais e até estruturais das escolas para o pleno desenvolvimento da inclusão. Perceber todos os dias as barreiras intransponíveis que a errônea percepção de incapacidade intelectual das pessoas com deficiência gera, faz com que se busque uma análise mais abrangente sobre o assunto, afinal, as pessoas com deficiência intelectual são capazes de aprender? Essa tomada de consciência é fundamental para que as reflexões acerca da inclusão passem para a ação. Perceber a pessoa com deficiência como uma pessoa capaz, como um ser atuante e crítico torna possível uma mudança no ato de educar, preparando os alunos incluídos para uma efetiva participação no âmbito social. Como professoras que presenciam todos esses desafios da escola para fazer uma educação para todos, percebemos a importância de buscar o esclarecimento do processo de aprendizagem das pessoas com deficiência, para que daqui a alguns anos a aprendizagem seja uma ferramenta para que as pessoas com necessidades educacionais especiais possam ocupar seu lugar na comunidade em que vivem. Escondê-las e negar-lhes a vida social não é mais admissível, com essa nova concepção de educação isso não deverá mais ocorrer, as pessoas com necessidades educacionais especiais deverão ser integradas e receberão as mesmas condições de ensino das demais.



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