INCLUSÃO ESCOLAR!
Vivenciar a era da
inclusão é presenciar a confusão de entendimentos a respeito do assunto
“deficiência”, é perceber distinções de práticas educativas em função dela, é
sentir o medo, a estranheza e até hostilidade em relação às pessoas com
necessidades educacionais especiais, e tudo isso se deve ao fator “ignorância”.
A falta de conhecimento sobre o assunto é a causa maior das barreiras
atitudinais, conceituais e até estruturais das escolas para o pleno
desenvolvimento da inclusão. Perceber todos os dias as barreiras
intransponíveis que a errônea percepção de incapacidade intelectual das pessoas
com deficiência gera, faz com que se busque uma análise mais abrangente sobre o
assunto, afinal, as pessoas com deficiência intelectual são capazes de
aprender? Essa tomada de consciência é fundamental para que as reflexões acerca
da inclusão passem para a ação. Perceber a pessoa com deficiência como uma
pessoa capaz, como um ser atuante e crítico torna possível uma mudança no ato
de educar, preparando os alunos incluídos para uma efetiva participação no
âmbito social. Como professoras que presenciam todos esses desafios da escola
para fazer uma educação para todos, percebemos a importância de buscar o
esclarecimento do processo de aprendizagem das pessoas com deficiência, para
que daqui a alguns anos a aprendizagem seja uma ferramenta para que as pessoas
com necessidades educacionais especiais possam ocupar seu lugar na comunidade
em que vivem. Escondê-las e negar-lhes a vida social não é mais admissível, com
essa nova concepção de educação isso não deverá mais ocorrer, as pessoas com
necessidades educacionais especiais deverão ser integradas e receberão as
mesmas condições de ensino das demais.
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